Dicas para novos empreendedores

Publicado em 26/jun/2020


Você iniciou ou está prestes a iniciar um negócio? Parabéns! Você não só está entre os 77% brasileiros que sonham em empreender, como é um dos 21% que já estão dando, ou já deram  os primeiros passos para atingir o objetivo. 

 

Infelizmente os 56% que não vão atrás do seus sonhos, dificilmente conseguirão alcançar a independência profissional e financeira, flexibilidade de horário, e escolhas que os experientes ou novos empreendedores conquistam por meio dos seus negócios. 

 

É verdade que o empreendedorismo não simples, e requer muita dedicação, trabalho e empenho. Mas se você já chegou até aqui, é porque está no caminho certo para o sucesso. 

 

Para ajudar aos novos empreendedores a ter mais segurança e clareza nas suas ações, separamos algumas dicas. 

 

1- Tenha foco

Essa dica parece ser um pouco óbvia, mas é muito comum que novos empreendedores, se percam um pouco quando surgem as primeiras dificuldades. Certamente, passará por alguns desafios, e momentos de conquistas e derrotas, mas nada disso deverá tirar seu foco, afinal para alcançar seu objetivo, é preciso trabalho e paciência. Quando se propor a concluir algo, se livre de todas as distrações e se concentre naquilo até o fim com concentração, foco e disciplina.

 

2-  Novos empreendedores precisam de um planejamento

 

Planejamento e organização são essenciais para experientes e novos empreendedores. É muito importante que você crie o hábito de parar, pensar e planejar suas ações a curto, médio e longo prazo. Liste tudo aquilo que precisa fazer, seus compromissos, seu período de descanso, e se possível deixe “brechas” para os possíveis imprevistos do dia. Dessa forma será mais fácil se lembrar de tudo, e também ter foco. A dica, é tirar  um tempo na noite anterior, ou na primeira hora da manhã para ver seu planejamento e se organizar.

 

3- Acorde mais cedo

Procure dormir bem, para não ter problemas para acordar mais cedo. Esse hábito é fundamental para novos empreendedores.  Pense que você é novo no mercado, a concorrência não quer mesmo deixar um “novato” conquistar seus clientes, então é necessário pensar e agir antes dela. Além de ter mais horas disponíveis no dia, acordar cedo ainda poderá te deixar mais disposto. Isso porque, poderá usar as primeiras horas dia dia para se dedicar a alguma atividade prazerosa como, por exemplo, tomar café com a família, tomar um bom banho e principalmente sair com calma para não se atrasar.

 

4- Conheça a regra 80/20

Novos empreendedores precisam conhecer a regra 80/20. Ela afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Ou seja, isso significa que com foco e disciplina você pode ser mais produtivo e trabalhar menos. Por isso, ainda que não acredite nessa porcentagem,  a dica é identificar as atividades que apresentam os melhores resultados,  e dedicar mais tempos a elas. 

 

5- Se mantenha motivado

Além de pensamentos positivos, a motivação vai te proporcionar confiança. E confiar é um dos sentimentos essenciais para novos empreendedores. Afinal, aqueles que acreditam em si, são capazes de ir além e conquistar coisas novas. Aposte no seu potencial, tenha metas reais e seja grato por todas suas conquistas, ainda que sejam pequenas. Já as derrotas precisam ser usadas como aprendizados. Cerque-se de pessoas do bem, e não permita que duvidam da sua capacidade.

 

6- Estipule metas

Onde você quer chegar? Para conseguir entrar e se destacar no mercado de trabalho é preciso ter metas e objetivos claros. Mas atenção novos empreendedores, é preciso ter propósito e objetivos tangíveis. Chegar ao sucesso e ser reconhecido, é ir além das metas comuns, e buscar seus objetivos individuais.  Se pergunte sobre o seu real propósito e seja realista. Pense nisso e aja para que seus desejos se concretizem.

 

Leia também: Dicas para iniciar seu negócio próprio

 

7- Seja um líder e não um chefe

Há pessoas que não conseguem notar diferença entre ser líder e ser chefe, mas se pretende ter um negócio de sucesso, é preciso deixar de lado as características de chefe para conseguir liderar. Enquanto o chefe é a figura que opõe e causa “medo”, o líder é capaz de motivar, inspirar e conquistar. E essa liderança não significa apenas conduzir pessoas e equipes, mas sim, a você mesmo, sua carreira e seu trabalho. Primeiro de tudo, os novos empreendedores precisam praticar a autoliderança.

 

8- Empreenda

Se eu sou um novo empreendedor é óbvio que estou empreendendo! Será mesmo? O sentido de empreender aqui, é uma dica para sair da sua zona de conforto. Se você sempre buscar os caminhos mais fáceis, corre o risco de cair no automático e parar de evoluir. O segredo é desafiar-se diariamente e buscar fazer sempre melhor que dá última vez. 

 

Sabe porque os empreendedores são vistos como pessoas corajosas e bem-sucedidas? Porque eles acreditaram nas suas ideias. E para empreender, não é preciso apenas ter seu próprio negócio, é necessário colocar em prática o espírito empreendedor. Isso porque, ao adotar essa postura, a probabilidade de apresentar uma alta performance é bem maior.  

 

9- Estude o mercado e a economia

Novos empreendedores precisam saber onde “estão pisando”. Seja em um momento de crise e ou em um perído de boa situação econômica, para investir de forma consciente e assertiva, é preciso que você estude o mercado, e análise onde e como será melhor aplicar seu investimento.  Qual ou quais áreas e modelos de negócios têm as melhores projeções e lucros? Como posso aprimorar minha ideia? Quais as opções são mais seguras e com menos riscos?

 

10- Desenvolva novas competências

O mundo dos negócios está sempre em constante mudança. Coisas novas acontecem a cada dia, acompanhar esse ritmo é importante para todos os empresários, e principalmente para novos empreendedores que precisam ganhar espaço. Por isso, é essencial a busca constante pelo crescimento profissional e pessoal. Desenvolver novas competências, e ou aprimorar aquelas que são essenciais para seu trabalho, vai te proporcionar mais confiança, te tornar referência e ainda mais forte no mercado. 

 

Gostou das dicas? Em que passo seu negócio ou ideia está? 

 

Se precisar de ajuda, temos uma equipe de consultores qualificados e preparados para te dar o suporte que precisa. Entre em contato.

 

Siga também nosso Instagram e Facebook e fique por dentro de outras dicas e novidades.